domingo, março 17, 2013

Fotografia: As capas.

Olhando umas capas de revistas de ontem e comparando com as de hoje, se percebe tanta diferença! Claro, pode até parecer bobagem, uma vez que as tecnologias são outras em muitas áreas. Da própria fotografia, por exemplo, se for começar com as diferenças. Hoje plena época da digital, 3D e claro, o embelezador e aliviador de defeitos (aliviador ou tira-defeitos?) photoshop.
Claro  que as capas são o chamariz da revista e ser capa é glamour, significa tá em alta e ficar linda na capa e indispensável. Muitas críticas ao exagero do photoshop nas fotografias já foram comentados e de que como as fotos são tão irreais que surpreendem, pelo padrão de beleza exigido e pelo padrão de perfeição que se quer passar. Que tal comparar umas capas vintage e umas de hoje? Olha:
+
Algumas atuais são inspiradas em outras do passado. A Vogue azul de cima (primeira imagem) e essa Bazaar branca da última imagem. A Bazaar da penúltima imagem, a cor de rosa, tem uma revisitação feita pela W da segunda imagem. Claro que cada muitas são muito bem feitas e em matéria de beleza e criatividades pode-se pontuar  tanto as de outrora quanto as de hoje. Outra coisa, assistindo na TV um documentário sobre esse assunto, focaram em como as atrizes tomaram o lugar das modelas e as capas hoje são só delas. Coisa diferente no passado.

14 comentários:

Bruxa do 203 disse...

Que legal comparar capas de várias épocas! As dos anos 50 e 60, mesmo sem tecnologia, já eram lindas.

E parabéns a você também (pelo dia 14!).

Ruby disse...

Obrigada, Bruxa.

Pedrita disse...

me incomoda não só o exagero do photoshop como o exagero das plásticas. critérios questionáveis como a necessidade do nariz ser pequeno, a boca grossa, seios fartos hj, seios pequenos na década de 70. a beleza está na diferença e não na uniformidade forjada. beijos, pedrita

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Ruby
Adorei a postagem. Cada época tem suas característica e sofre a influência da tecnologia vigente, sendo assim cada uma tem seu encanto próprio.
Bjux

evipensieri disse...

As capas antigas me parecem muito mais chiques e com mais glamour. As capas de hoje em dia usam tanto photoshop que chegam a ser irreais.
Bjs.
Elvira

Evanir disse...

Se a tristeza vier por qualquer motivo,
Evite as sombras que ficaram para trás,
olhe o caminho a sua frente e siga sempre.
Assopre o pensamento triste,
deixe escorrer a última lágrima,
vá até o final do poço, mas volte renovado.
Então respire fundo tirando da
natureza a energia para elevar sua alma.
E a paz que você procura será encontrada dentro de
você onde DEUS deixou um pedacinho de si.
Uma semana na graça e na paz de Jesus.
Beijos no coração carinhos na sua alma.
Evanir..Minha mensagem com muito Amor

Teresinha disse...

Olá Ruby,
Pois é, uma época de pura beleza natural...Sem mudanças. Amei!!!
Estou divulgando meu blog e minha coluna em uma revista...Se puder, confira!
http://www.hypeonline.com.br/index.php?page=db&secao=36&info=330
www.democratizacaodamoda.blogspot.com
Beijos mil

Lulu disse...

Eu ainda prefiro as antigas, porque não tinham recursos como o photoshop de hoje.
Big Beijos

Dayane Pereira disse...

Com toda sinceridade eu prefiro as antigas! Sem querer dar uma de old, mas é que realmente elas são lindíssima, levando em consideração a tecnologia da época. E gosto mesmo de coisas simples.

Mary disse...

tenho um Q por coisas antigas.. hehehe.. amorei todas as capas, claro que hj o photoshop é uma mão na roda pra "consertar" tudo, mas não consigo deixar de amar as artes antigas.. beijos mil e ótimo domingo amiga..

Ira Kharchenko disse...

Wow! Such beautiful covers!

http://theprintedsea.blogspot.de/

Luma Rosa disse...

Acho que manipulação da imagem sempre existiu e tornou mais popular com a criação do photoshop. Impossível a mulherada do passado serem tão mais perfeitas, já que atualmente temos muito mais recursos de cosméticos e maquiagem.
As capas da Bazaar sempre tiveram um padrão respeitável.
Boa semana!! Beijus,

disse...

Essas capas são verdadeiras máquinas do tempo! Gosto em especial da moda das décadas de 1950 e 1960. As revistas são lindas, e com certeza as modelos eram mais naturais. Adoro também quando há inspiração de tempos passados na moda atual.
Beijos!

Iza disse...

Acho as capas das revistas de antigamente mais elegantes e elaboradas. Mas, em termos de criatividade, fico com as dos dias de hoje. Sou fã das capas da Interview, Vogue UK, Elle Brasil e Harper's Bazaar. Beijos <3