sábado, março 31, 2012

You must remember this

70 anos de um dos meus filmes preferidos, se não o primeiro mesmo! Filmado e lançado em pleno período da Segunda Guerra e com um orçamento baixo, jamais se  imaginaria converter-se num dos filmes mais cults da história do cinema. Se não, o mais cult.
Vi pela primeira vez quando guria ainda, pela TV e amei imediatamente, desde criança amava essas coisas antigas, não sei explicar. Tem pessoas que dizem não suportar ver filmes em preto e branco, antigos, coisas assim, mas tudo é uma questão de preferência, de amar, de ser algo que vem de ti e não tem como saber o porquê.  Ao que interessa. O filme:

Casablanca, tem esse nome porque ficticiamente se passa nessa cidade do Marrocos, mas na verdade foi todo feito em estúdios, com exceção de uma única cena.. A Warner Bros. pegou "empre$tado" da Selznick Productions a lindíssima e atriz do momento Ingrid Bergman pra viver Ilsa Lazlo (née Lund) e pra fazer o par e com muita química Humphrey Bogart. Eles afirmavam, que não sabiam nem das cenas do dia seguinte, muito menos do final,  surpreendente por sinal. Tudo começa onde? Em Paris, claro, de lá em plena invasão dos alemãos (que usavam cinza e ela azul) programaram a fuga pro Marrocos, mas ela não aparece na hora da partida. Pra não prolongar muito o post, segue a sinopse a seguir.
Sinopse da Wikipedia, viu  Dilberto?  ( Here’s looking at you, kid!)
 
Durante a Segunda Guerra Mundial, Rick Blaine (Humphrey Bogart), um americano amargo e cínico , expatriado de causas desconhecidas, administra a casa noturna mais popular em Casablanca (Marrocos), o "Café de Rick" . Este também é uma casa de apostas que atrai uma clientela diversificada: as pessoas da França de Vichy , os funcionários da Alemanha Nazi, refugiados , políticos e ladrões.
Enquanto isso o motivo de amargura de Rick chega de volta à sua vida. É a sua ex-amante, Ilsa Lund (Ingrid Bergman), que havia deixado Paris sem explicação e que com seu marido Victor Laszlo (Paul Henreid), entra no Café naquela noite com objetivo de comprar os passes. Laszlo é um renomado líder da resistência tcheca que enfrentava os nazistas. O casal precisava das cartas para deixar Casablanca e ir para os Estados Unidos, onde ele poderia continuar seu trabalho. Na noite seguinte, Laszlo, suspeitando que Rick tem as cartas, faz diversas perguntas à ele, mas Rick se recusa a dar os passes, pedindo-lhe para perguntar a sua esposa.
Rick está irritado com Ilsa, mas esta noite, ela o confronta uma vez que o café tenha sido abandonado. Quando ele se recusa a entregar os documentos, ela o ameaça com uma arma, mas era incapaz de disparar, ela confessa que ainda o ama e diz que quando conheceu e se apaixonou por ele em Paris, pensou que seu marido havia sido morto em um campo de concentração nazista. Mas quando ele descobriu que Laszlo tinha realmente conseguido escapar, ela o abandona deixando Rick sem explicação e voltando para o marido...
O desenvolvimento do filme centra-se no conflito de Rick, nas palavras de uma personagem, o amor e a virtude. Ele deve escolher entre sua sua amada Ilsa fazendo a coisa certa.
Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano.
Ganhou vários Oscar da Academia, incluindo o de melhor filme em 1943 .
Casablanca teve uma grande estréia, mas não espetacular, entretanto, ganhou popularidade com o passar do tempo e esteve sempre nas listas dos dez melhores filmes.
A crítica elogiou a performance carismática de Bogart e Bergman e a química entre eles, junto à profundidade das caracterizações , a intensidade da direção , a sagacidade do roteiro e do impacto emocional do trabalho como um todo. A própria Ingrid não o considerava seu trabalho mais sublime, porém que a imortalizou, é notório. (olha eu jogando com as palavras, nome dos filmes)
Frases famosas:
"Eu lembro de cada detalhe. Os alemães vestiam cinza, você vestia azul."
"Isso é um tiro de canhão ou meu ♥ batendo?"
"De todos os bares, de todas as cidades, no mundo inteiro, ela tinha que entrar justamente no meu."
"Louis, acho que este é o começo de uma bela amizade."
"Rick : Por que você tem que vir para Casablanca? Há outros lugares.
Ilsa : Eu não teria vindo se eu soubesse que você estava aqui. Acredite em mim Rick, é verdade eu não sabia .
[para Ilsa] fui informado de que você era a mulher mais bonita de sempre a visitar Casablanca. Esse foi um eufemismo * bruto *.
"Eu não posso lutar mais. Eu fugi de você uma vez. Eu não posso fazê-lo novamente. Oh, eu não sei o que é certo por mais tempo. Você tem que pensar por nós dois. Para todos nós."
"Nós teremos sempre Paris."

MITO: "Play it again, Sam." A frase é uma das mais célebres da história do cinema, embora nunca seja proferida ao longo do filme. Tornou-se numa referencia imediata para a melodia "As Time Goes By",
"Play it again, Sam" – Casablanca (1942). A frase verdadeira é " Play it, Sam (toque aquela, Sam). Mas a distorcida ficou tão famosa que até ganhou um filme de Woody Allen em homenagem em 1972.

Cena que me fez chorar:
Que cena linda e triste! A que a chuva borra a carta dela dando explicações do motivo de sua desistência da fuga de Paris  pra Casablancae. O desespero por parte de Rick, diante da incredulidade do que lia, essa cena me faz chorar. 



 
Figurino favorito que a personagem de Ingrid usa no filme:
 


sábado, março 24, 2012

10 anos!

Pasmem! O blog completa agora 10 anos! Já foram tantos altos e baixos. Às vezes me sinto cansada e penso em abandonar, logo mudo de ideia. Há momentos que fluem os posts, um atrás do outro, depois não sai nada,
afinal, são dez anos, mas senta, que lá vem história:
Comecei nos tempos que os blogs eram na maioria coisinhas de menina que enchiam os blogs de gifs piscantes e frasesinhas com gravuras lindinhas, enfim, bem diferente de tudo que é hoje.
Passei por tantos servidores, mas eram demais os blogs do blig, do portal IG, logo a coisa ficou tão pesada de tantos gifs, bonequinhas e mensagens com gravuras que o blig anunciou que não ia mais hospedar os blogs e mudamos pro webblogger do terra.com.br, mas era uma porcaria e mal funcionava. Tinha o geocities que reservou um servidor pros blogs, o tripod, os blogs ja começavam a ter outra cara, mais sério e os tipos de posts eram outros já, mas o servidor não ficou muito tempo no ar e quem tinha blog neste, acabou perdendo tudo quando ele saiu do ar, meu caso. Era leiga total e dependia dos outros sempre pra fazer arrumações dos problemas, trocar temas e outros.
Eis que a globo.com nos presenteou com o blogger.com.br, a moda era blogar de lá, logo veio a plataforma blogspot, mas não era popular devido o blogger.com.br, que logo acabou e passou pra blogger.com/ blogspot, que vai até agora. Nas imagnes, algumas amostras de layouts passados, teve mais, porém só guardei esses.
É um blog eclético, posto de quase tudo. Comportamento, moda, mundo feminino, cultura, cinema, atualidades, temas vintage, entre outros. Mesmo que eu queira desistir eu sempre acabo voltando, os hiatos nunca foram além de um mês. Sempre tive a educação de retribuir as visitas e comentários de quem vem aqui e sou grata por cada uma delas, por cada palavra que deixam registrada nos comentários (muitos perdidos por conta do fim do Haloscan), mas enfim, blogar é mais que isso tudo, a gente faz amizades e aprende a respeitar pontos de vistas, admirar os verdadeiros escritores (que dom, meu Deus! Inveja branca), ri muito com tantas leituras, sofre juntos com os amigos blogueiros quando passam por momentos tristes e se alegra com os que estão alegres, enfim é uma experiência muito boa, não é um super blog, mas é o meu blog. Obrigada a vocês.

sábado, março 17, 2012

Apanhe

Apanhe o que você precisar:
Amor, esperança, fé, paciência, coragem, compreensão, paz, paixão, cura, beleza, liberdade, confiança.
Sempre.

quarta-feira, março 14, 2012

sexta-feira, março 09, 2012

Essa cara na "photo" não é minha...

O tempo é o senhor da razão e não perdoa ninguém, nem famosos e muito menos anônimos e a famigerada mídia não abre espaços para quem não corresponde a esse padrão de beleza idealizado, principalmente pelas revistas.
Conservar a beleza e a juventude é desejo de todos, mas as fotos não mentem, mesmo que o photoshop queira provar o contrário, esse fabricador de sonhos de perfeição.
Cores, pinceis e todas as ferramentas do programa às vezes são usadas com tanto exagero que causam comentários: Eles (profissionais) devem trabalhar duro, hein? Confiram:
←Alguém reconhece esta da direita?
É a mesma da esquerda!
A não mais "single lady" Beyoncé.
Bizarra demais, essa cor amarelada da pele e a lourice esquisita passa longe de quem ela realmente é.
É perceptível que se trata de duas pessoas bem diferentes.

Próxima:


 Ela já não é mais a princesinha, pelo menos da delgadez. Britney Spears →
Na categoria me engana que eu gosto, Nonô tá perfeita, mas na foto fake. Ela só consegue voltar à antiga forma nas fotos.

Seguinte:

Sacanagem, viu? Julia Roberts mereceia mais respeito e as clientes da marca de comésticos para a  qual ela fez esse anúncio também, afinal é propaganda enganosa!
Julia tem sua beleza, mas é incrível o que tentaram fazer crer que realmente ela continua a "pretty woman" e que os produtos dessa marca façam milagres assim. Pra quem não sabe, o anúncio foi proibido, na Inglaterra,porque era fake demais e foi classificada como enganoso.



Adelante!
Quem é a jovenzinha da foto da esquerda, hein? A da direita é sua mãe, né?
Madge deve saber que não é mais "like a virgin" , já tem quase três décadas de sucesso absoluto, portanto, esse rostinho da foto "amaciada" não convence.
Madonna passou por uma verdadeira metamorfose e a foto parece mostrar mãe e filha posando para anúncio publicitário do dia das mães!
Tá muito linda, os fãs devem adorar, mas infelizemente o exagero foi excessivo.

Vamos em frente!
Keira Knightley
Essa é famosa pela magreza quase anoréxica, todo mundo percebe nos filmes e fotos e claro que ela não tem curvas, nem peitos e como uma mulher que querem forçar a barra pra ser sex symbol não pode ser lisa, puseram um pouco de busto, silicone via photoshop.

Tem mais um:

Ladies and gentlemen não são só elas que passam pelas transformações photoshopescas, eles também. Querem um exemplo?

Ele: Cristiano Ronaldo

Chama a Barbie, o Ken chegou!
Bom, eu acho que não havia necessidade, porém deram uma arrumada no tanquinho do portuga , arredonradam os músculos e ele tá um verdadeiro modelo,  ficou mais bonito ainda. E essas  sobrancelhas estão de fazer inveja pra qualquer mulher! (inveja branca).


terça-feira, março 06, 2012

Eu prometo...

Bem, pelo menos  vou tentar o máximo.
Pelo menos um dia na semana eu não vou...
Usar o celular/ Ver TV/ Me cobrar/ Almoçar em 15 minutos/ Terminar o dia sem beber minha cota de água./ Checar o celular de cinco em cinco minutos/ Entrar no FB ou twitter/ Me preocupar/ Me irritar/ Reclamar/ Procrastinar/ Me achar feia, pobre ou magra demais/ Pensar em trabalho/ Xingar no trânsito e outras cosinhas irritantes ou desnecessárias.
Olha aí: Acho que já comecei. Diz respeito ao item 12. →