segunda-feira, outubro 29, 2012

Downton Abbey

Eu simplesmente estou amando essa série britânica. O canal GloboSat HD apresentou a primeira temporada, mas eu já queria que aqui fosse como na Grã-Bretanha, que já está na terceira.

A série se passa em sua maior parte em uma propriedade fictícia, localizada em Yorkshire, chamada Downton Abbey e segue os Crawley, uma família aristocrática inglesa, e os seus criados, no início do século XX, a partir de 1912.
A primeira temporada começa com a notícia do naufrágio do Titanic, em 1912, que tem especial impacto sobre o destino de Downton Abbey. A criadagem da família é vasta e possui um elaborado sistema hierárquico, que passa por criadas, lacaios e mordomos.
É bem típica da Inglaterra do século 19 pra o início do 20, cheia de títulos aristocráticos e serviçais pra atender as famílias ricas e ligadas à realeza. Lacaios inconformados com sua posição, mocinhas lutando por casamentos e ainda por direitos femininos. As histórias claro, se misturam à da família Crawley e os empregados, dos mais simples aos que comandam a equipe de serviçais.
A temporada encerrou com o início da primeira guerra.
Nas tardes de segunda, o canal voltou a reexibir a serie mas, até agora nem sinal de que vai voltar. Tomara, senão é peregrinar nos downloads pra ver a seguinte temporada, porque realmente vale a pena.
Elizabeth McGovern, Michelle Dockery e Maggie Smith são os nomes mais conhecidos, porque o elenco, claro, é britânico, na temporada atual Shirley McLaine.
Recebeu o título de melhor minissérie no Emmy e venceu na categoria melhor minissérie ou filme para televisão no Globo de Ouro.

9 comentários:

Lulu disse...

Ai que bacana. Gosto da época antiga. Pena que eu não tenho esse canal. Big Beijos

Dilberto L. Rosa disse...

Os ingleses sempre produziram grandes trabalhos na televisão e imagino que este seja mais um. Bom saber que a McGovern anda fazendo sucesso de novo.

Não tenho GloboSat na minha programação, mas só de falar em "séries favoritas" me dá urticária: a #@*¨%$ da TVN que assino simplesmente deixou de transmitir a Warner esse mês, e, com isso, ando perdendo todas as séries cômicas que adoro - como o genial "The BigBang Theory"! Aaaah!

Mas sigamos com fé, que essa não costuma "faiá"... Andamos precisando dela nessas transições eleitoreiras, especialmente... E obrigado pelas palavras carinhosas do último comentário: você já ão conta, porque sei das suas gentilezas de sempre, ré, ré!

Um grande abraço, minha querida Audrey tocantina!

Bruxa do 203 disse...

Não sei se tenho esse canal, mas vou procurar. A série parece ótima! Adoro produções inglesas em geral.

Iza disse...

Claro que eu amei o post. Sou apaixonada por "coisas britânicas" desde...sempre. Gostei da dica, mas atualmente estou sem tempo para assistir - mal encaixo American Horror Story na minha agenda rsrsrsrs. Que figurinos divinos hein?! Beijos <3

Loh LS disse...

Nosssaaa, parece ser mt bacana, pena que não tenho esse canal :(
Saudades daqui!!

Nicole Olive disse...

parece ser bem legal!

Grande beijo
umanoitemparis.blogspot.com

Mary disse...

amiga já ouvi falar bastante de Downton Abbey, algumas amigas assistem e amoram, no site que pego minhas séries sempre topo com os arquivos dela também.. vou colocar ela na minha lista de séries por baixar.. beijos mil e ótimo findi amiga..

O Profeta disse...

São mudas as neblinas nesta ilha
É de pobreza o pão que alimenta o meu sentir
Oiço o mar com os meus próprios dedos
Parti do desencontro dos meus derradeiros medos

Parti e deixei no cais mil dúvidas
Lembrei tempos que corri feliz pelas amoras
Nesses dias bebi sofregamente a vida
Nesses dias a minha alegria era incontida

Uma radiosa semana


Doce beijo

Bruno disse...

Julian Fellowes que é criador e autor da maioria dos episódios mostra que sabe produzir com excelência e que também conhece a fundo todo o cenário na qual a série se desenvolve.
Ele retrata de forma brilhante os acontecimentos em Downton Abbey...simplesmente demais.
Abraço!

Bruno