sábado, julho 28, 2012

Super modelos - Vintage

Quem pensa que o termo "top model" surgiu na década de 80 com as famosas super modelos daquela década, engana-se totalmente.
As super top models  surgiram na década de 50. Ou antes com Lisa Fonssagrives (que tem uma foto muito imitada até os dias atuais) ↓ e tida como a primeira super modelo.
Nesse tempo já haviam as tops e elas já ganhavam seus milhares de dólares, eram super famosas e até participavam de filmes. Algumas como Dovima, Jean Patchett, Mary Jane Russel, Evelyn Tripp, Jean Shrimpton (década de 60 já) e Suzy Parker. Elas tiveram seus dias de glamour e fama em seus tempos.
É de Suzy Parker que eu quero falar.
Suzy teve um carreira de êxito e se tornou uma modelo cara, sendo a primeira a faturar cifras comparadas com as de hoje, horas  muito bem pagas pra "modelar". Estrelou campanhas famosas, fez anúncios de cosméticos, grandes marcas da época, campanhas de moda e participou de filmes ao lado de astros famosos  da época.
Eileen Ford era agente e contou que ela faturava muito por hora e por ano fechava com cifras altíssimas.
Mais tarde trabalhou como fotógrafa profissional e editora de moda. Protagonizou filmes ao lado de Gary Cooper e Cary Grant (uma espécie de Brad Pitt dos anos 40 e 50) e participou de séries televisivas como Twilight Zone.
Inspirou o diretor Stanley Donnen a fazer "Funny Face (Cinderela em Paris)" estrelado por Audrey Hepburn. O papel de Audrey foi inspirando em Parker.
Suzy abandonou a vida de glamour e fama no final da década de 60 se dedicando à familia, em Santa Brabara - California, onde viveu até sua morte em 2003.

11 comentários:

  1. adorei as fotos. eu adoro jane austen. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Lisa estrelou uma das capas mais famosas da vogue, a do ano 1950. Suzy era linda e muito elegante. Ela era uma verdadeira top model. Amei seu post; tão fashionista e vintage.
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  3. Todas lindíssimas! As mulheres já foram muito mais elegantes e charmosas.


    Bom fim de semana Ruby!

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião, Sônia, as mulheres das décadas de 40 a 60 eram de uma beleza incomparável, beleza física, look, estilo, maquiagem (que graças a Deus está em alta hoje)e olha que não existia essas porcarias de hoje. botox, plásticas e outras coisas que acabam mesmo é deformando a mulher.

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana Ruby. Eu não conhecia a história da Suzy Parker.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  6. amei as fotos, acho que estas mulheres foram muito mais super modelos que as que vemos hj nas revistas, photoshop tá aí para dar sempre uma mãozinha.. modelo de verdade era aquela que era linda ao natural.. beijos mil e ótimo domingo..

    ResponderExcluir
  7. Quante belle donne!! buona serata..ciao

    ResponderExcluir
  8. Confesso que lembrava vagamente desse nome, mas não sabia quem era. Tem uma música dos Beatles com esse nome e nunca imaginei fosse uma pessoa existente :) Fui procurar mais imagens dela na web e fiquei impressionada com a beleza da moça. Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Adoro ver fotos de anos atrás e como parece que a beleza feminina ganhava maior atenção. Adorei saber que a personagem da Audrey em Funny Face foi inspirada na Suzy Parker. Linda ela! Carão de phyna! Amei...


    Beijos.
    www.itcherie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. As mulheres da décade de 40 a 60 são as mais charmosas, elegantes e sexy tb...adorooo!!
    Bjus
    avidamudaeutambem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. olha como eu tô por fora do assunto, não conhecia!

    ResponderExcluir