segunda-feira, maio 28, 2012

A palavra é...


Se a língua é um organismo vivo, tem que lutar muito contra a modernidade, porque nessa renovação, vai que ela acaba por se confundir, tende ou a desaparecer ou a dar lugar uma nova, bem parecida com ela mesma. A modernidade, a informática e a moda fazem surgir termos até então desconhecidos ou então inexistentes. Certo, se renova, cria vocábulos, neologismos, mas daí aos estrangeirismos desnecessários já são outros quinhentos! Parece que o brasileiro rejeita a língua cada vez mais!
Não preservar o idioma, dando preferências a termos, expressões e palavras que não há razão pra serem usados, é irritante. O estrangeirismo está cada dia mais presente e sem necessidade. Brasileiro adora, mas anda exagerando!
Não que eu seja totalmente contra, claro, pode usar, desde que se substitua um termo do qual não temos similar na nossa língua, seja uma expressão surgida e bastante usada e que seja conhecida por meio mundo, tudo bem, um "über, know-how, layout, show e por aí...Mas vamos direto ao ponto, porque é numa palavra que eu quero me deter. A palavra é "MAKE UP/ MAKEUP/ MAKE-UP que recebeu uma abreviação. Mas antes, veja as considerações: Outro dia, naquele canal de televendas, o locutor anunciava com aquela voz persuasiva que quem comprasse o produto anunciado ganharia uma "linda bowl". É pra chamar à atenção, induzir à compra ou é porque ele não gosta da palavra tigela? Sim, porque essa "linda bowl" nada mais era que uma tigela de brinde. Tigela, gente! Será que precisa usar a palavra semelhante em inglês? Ridículo!
Tá, vamos à palavra: Makeup, americana e make-up britânica, os blogs de moda e/ou especializados em maquiagem simplesmente não conhecem a palavra "maquiagem", (que aliás, se originou do francês "maquillage", pode mais chique?) só escrevem em inglês, como se isso fosse algo novo, nova é a febre, a moda, ainda bem que os esmaltes não foram trocados por "nail polish", mas isso não é nada comparada ao que é mais irritante, é a forma abreviada "make", pior que se apoderar da palavra estrangeira é mutilá-la, fazendo com que nem mesmo os nativos falantes saibam a que se referem, já que lá não se reduz a palavra. Repito, não sou contra o estrangeirismo, têm situações que a gente brinca e é muito divertido algumas palavras ou expressões, famosas que a gente realmente fala, canta, mas sem necessidade não dá, já chega ser ridículo! Vai nesses blogs de moda pra ver! A coisa lá é uma mistura, ah, "sorry", um "mix" tão maluco, que parece as letras das músicas do Falcão, aquele cantor/humorista cearense!
Adoro maquiagem, estou cada vez mais apaixonada por pinceis, batons, sombras, lápis e tudo desse mundo. Se antes não havia mulher feia, havia mulher mal cuidada ou sem dinheiro, hoje mudou, agora é "não existe mulher feia, existe mulher sem maquiagem, mas confesso que criei ódio dessa palavra "make" quando se refere à maquiagem. #ProntoFalei!

11 comentários:

Ruby disse...

Desculpem o postão! Queria até escrever mais, mas o povo não lê mesmo!

J Araújo disse...

Primeiro quero agradecer seu comentário e, desejar pra você também uma ótima semana. Mas com referencia a língua portuguesa, está ficando cada vez mais americanizada, infelizmente. Essa da "make" eu ainda não sabia.
Bj

Sônia disse...

O brasileiro rejeita a língua cada vez mais, e pior ainda, não fala corretamente o português e ainda inventa outras expressões.

É ridículo mesmo! rs...
Também detesto essa palavra: make.
Mas é isso aí...o mundo está do avesso.

Um abraço Ruby!

Lucimere disse...

Eu leio.

Ruby, estão querendo nos recolonizar, e, acabar com a nossa língua é só o início desse processo. Pode esperar. Esses excessos de expressões estrangeiras é mais do que breguice, é burrice.

Resp... : Cadê? Nada especial, preciso diminuir o tempo gasto na internet e sair das redes sociais me ajuda a conciliar isso, já que eu não consigo "ter" e não usar, sair foi a solução. Mas estarei sempre pelo blog.

bjos.

Ah! não esquece de me avisar sobre a escala, se puder, irei vê-la.

SweetMelody disse...

Hello! After visiting your blog, I invite you to join us in the "International Directory Blogspot"
For this is the very simple, just follow our blog, enter your Country, your blog url, and you will automatically integrate into the Country list.
We are fortunate to be on the Blogspot platform that offers the opportunity to speak to the world to share with us the different passions, fashion, paintings, artwork, photos, poems and so be able to find in other countries people with similar passions.
I think this community could also interest you.
We ask that you follow the blog "Directory"
Follow our blog gives you twice as many possibilities of visits to your blog! Thank you for your understanding
Please follow our blog is very appreciate
Have a great day with the hope that you follow our blog "Directory".
After your approval to join us, you will receive your badge
Regards
Chris
I follow you blog
To find out, click on the link below:
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

Lulu disse...

Ruby, seu post está ótimo.
Já notei há muito tempo que isso acontece. Preferem usar palavras em inglês para dar mais impacto do que na língua falamos. Por exemplo: 50% Off. Pq não fala 50% de desconto??
Essa do make up, dizer make tb irrita. Pq não fala maquiagem? Todo mundo entende né?
Big Beijos

Iza disse...

Sabe? Gosto do estrangeirismo, mas sem excesso. Visito blogs em que as meninas colocam muiiiiiiiiitas palavras em inglês nos textos e aí eu me pergunto: por que elas não simplesmente escrevem em inglês também? Eu decidi fazer isso e funcionou; eu prático meu inglês, me ajuda muito; então tento fazer um texto em português mais "português possível". Claro, algumas expressões ficariam meio estranhas em português, então deixo assim. Enfim, Ruby adorei seu textão :))) Beijão <3

Pedrita disse...

algumas palavras acabamos incorporando, mas realmente precisamos valorizar mais a riqueza do nosso idioma. beijos, pedrita

Nana disse...

Vim te convidar para uma blogagem coletiva muito especial: no dia 30 de maio, sobre o amor! Faz parte da campanha "GASTE TEMPO COM QUEM VOCÊ AMA"! Se der, vai no meu cantinho e confere como é. Participa com a gente??? Bj e fk c Deus.

Luma Rosa disse...

Ruby, adorei você fazer o postão, porque quando se tem o que falar, não devemos poupar palavras!
De certa forma estamos em sincronia, sim! Vemos o português sendo mutilado dia a dia!! Outro dia falaram uma palavra tão estranha (porque quando lemos, olhamos o dicionário) que eu não captei e fiquei meio que com vergonha de perguntar. Mas o "trem" me incomodou tanto, que quando encontrar com a pessoa vou perguntar! Acho até que a pessoa não sabe o que disse! A maioria repete sem saber! Acha lindo, chique, da hora... que está "causando"... aff! E ri muito com a sua comparação: "letras das músicas do Falcão". Falcão é um cara super inteligente que faz tipo, um protestador! Estou com você! E tem muita menina com raiva da Shame! (rs*) Beijus,

Bruxa do 203 disse...

Só entendo o uso de tanto estrangeirismo quando se trata de peças de computador, coisas relacionadas à tecnologia, mas fora isso também acho muito exagerado e estranho. Fica até meio ridículo dizer "linda bowl", "adorei a make", "traga o seu pet", etc.