terça-feira, abril 10, 2012

Um século

Há 100 anos atrás dava-se início a maior tragédia marítima da história. No dia 10 de abril de 1012 saía do porto de Southhampton na Inglaterra o colosso que nem Deus afundaria, dizia alguém ao admirar o grandioso navio. Partiu, mas não chegou ao seu destino: New York, porque naufragou em sua viagem inaugural.
Carregado de pessoas cheias de sonhos  que fugiam da pobreza em busca do sonho americano, acabaram perecendo devido o choque com um iceberg na madrugada de 14 para 15 de de abril de 1912.
Jornais da época
Claro que um naufrágio com tamanha proporção daria origem a muitas versões cinematográficas, mas uma delas marcaria o cinema em 1997. protagonizando o então galã Leonardo DiCaprio e a inglesa Kate Winslet, levou multidões ao cinema e ganhou muitos Oscars.
Recentemente James Cameron anunciou o relançamento do filme, agora em 3D. Será que será mais outra rodada de sucesso? É esperar pra ver.
Voltando à história:
Construído pra ser até então, o maior navio do mundo, saiu levando 2.240 pessoas a bordo, das quais 1.523 morreram afogadas nas águas geladas do Atlântico na madrugada fatídica daquele ano. A catástrofe poderia ter sido menor, se houvesse mais botes salva-vidas, mas como o opulento navio não foi projetado pra um fato como esse, grandes perdas aconteceram, apesar da tecnologia avançada pra época. Na viagem inaugral muitos milionários da época viajavam na primeira classe do luxuoso navio. A história foi bem contada na versão de James Cameron, dos que já assisti, creio ter sido essa a versão mais fiel. Foi um filme lindo, mas triste, pois apesar do atores viverem uma ficção, tudo foi baseado em fatos reais.

16 comentários:

Iza disse...

Sou apaixonada por essa história... é uma das mais emocionantes, tristes e interessantes que existem. Sobre o filme: amo amo e toda vez que vejo ele choro no final e na mesma parte... Realmente um belo post. Beijos :)

Maria selma disse...

Amiga o filme é lindo e como você diz triste porque é baseado em fatos reais...
Amiga não sabia que meu blog está difícil para entrar...
Muito grata amiga...
não sei o que está acontecendo...
Linda semana pra você...beijos...

Artes e escritas disse...

A tragédia que marcou época, triste. Um abraço, Yayá.

Dama de Cinzas disse...

Acho que assisto tudo que vejo sobre o Titanic e um filme 3d seria bem interessante.

Beijocas

Sônia disse...

Uma tragédia! Deus resolveu aceitar o desafio.

Ótimo post Ruby! Um abraço!

Tamires Sacramento disse...

Estou louca para ver em 3D no cinema. É triste mas é uma super produção.
Mil beijos www.coisasdamulher.com

disse...

Antes da versão de James cameron, houve um filme na década de 1950 chamado A Night to Remember.

Lulu disse...

Essa história é linda e ao mesmo tempo triste em saber que tantas pessoas morreram.
Big Beijos

ANDREA FRANZONI disse...

passei pra ser seguidora, ja que gostou das caixinhas rsrs....bjo

Dilberto L. Rosa disse...

Uma tragédia épica embasada em pequenos erros tolos... Cinematográfico, realmente - ainda que o Cameron tenha carregado demais no sentimentalismo da sua narrativa... Abração!

Bruxa do 203 disse...

Triste mesmo, principalmente sabendo que a tragédia poderia ter sido evitada.

Apesar de falarem tão mal desse filme, também acho ele lindo e adoro os protagonistas. Só não tenho curiosidade de ver em 3D. Sou tããããõ antiga que assisti várias vezes em fita de vídeo. rssss

Mary disse...

amiga adorei teu post, já tinha um fascínio grande pelo titanic desde que ouvi a história do navio e vi imagens dele no fundo do mar qdo era pequena, claro que esse fascínio aumentou com o filme de james cameron, só no cinema assisti 5 vezes, hehehe.. até gostaria de assistir a versão 3D, mas sem cine na cidade fica complicado.. adorei teu post, quase escrevi algo assim hj no blog tb, esta noite completa um século do naufrágio hein?? bjos mil e ótimo domingo..

Andy Santana disse...

Ruby, pode deixar,
assim que eu começar a escrever em outro blog eu aviso a vcs...
beijinhos e sucesso.
Boa semana

Dayane Pereira disse...

Amei esse filme, que marcou o cinema, que mereceu todos os prêmios.
Sobre a história, mais uma triste história que a gente sempre pensa que não deveria ter acontecido. Mas, tragédias fazem parte da história do mundo, e elas contam a história do mundo. É isso ai. =D

2edoissao5 disse...

minha mãe me contava esta história desde que eu era pequenina. li muitas matérias sobre este naufrágio, e mesmo depois de 100 anos ainda é um mistério para nós!

Jeniffer Yara disse...

A história do Titanic é tão interessante, trágica, comovente,e mesmo depois de 100 anos, ainda falamos dela, ainda vamos ao cinema ver o filme depois de tantas vezes passado na TV. Eu vi em outro blog, onde a blogueira é fascinada pela história do Titanic, que ela está super empolgada em ir ao cinema ver o filme, ela se sente como se estivesse no ano em que o filme foi lançado pela primeira vez nos cinemas, em 97 se eu não me engano...E caso eu vá assistir no cinema a versão em 3D, vou me sentir assim também,mas claro, com a tecnologia do nosso século. rs

Beijos ><
Meu outro lado