sábado, outubro 16, 2010

Dilberto indica cinco filmes

Fim de semana,  pra quem prefere curtir em casa um bom filme,  independente do tempo em que foi produzido, eis as dicas. Pedi ao meu amigo Dilberto que indicasse cinco filmes que pra ele todo cinéfilo não pode deixar de assistir, que figuram na sua lista de preferidos. Além de um ótimo conhecedor de filmes, Dilberto tece críticas elogiáveis aos filmes que gosta, despertando em que ler e nunca os assistiu a vontade de vê-los. Pra quem não tem preconceito com ano de produção, nacionalidade, se é em cor ou p & b, seja clássico ou contemporâneo, os filmes são:



01. A Laranja Mecânica - comicamente assustador retrato da juventude perdida de um futuro próximo (que pode muito bem já estar acontecendo nos dias de hoje), obra-prima de adptação do clássico livro de Anthony Burguess pelo mestre Stanley Kubrick, na melhor atuação de Malcolm MacDowell.









02. Cantando na Chuva - Comédia que se vale do Musical (ou seria o contrário?) para contar a transposição do Cinema mudo para o falado: personagens, canções e números de coreografia inesquecíveis neste filme adoravelmente inteligente.








03. Tempos Modernos - difícil escolher um só filme de Charles Chaplin, mas aqui vai este, que permite inúmeras leituras (sociológicas, políticas, históricas...), além do excelente humor: genial do início ao fim.







 04. O Poderoso Chefão - outra epopéia, agora sobre uma família de mafiosos em meio a uma guerra entra as máfias ítalo-americanas de Nova Iorque na década de 40. Aulas de Cinema (Coppola) e de interpretação (Marlon Brando).



05. Meu Tio - Comédia dirigida pelo genial francês Jackes Tati, com seu impagável personagem, o Sr. Hullot: quase sem falar uma palavra, critica a sociedade e a família burguesas e suas tolas inovações tecnológicas.


Lembrando que entre as indicações também se encontra Pulp Fiction - Tempo de Violência - vencedor da Palma de Ouro em Cannes, sem dúvida o auge do Cinema eclético de Quentin Tarantino. Também indicado por Julis no primeiro post.

11 comentários:

Ana Maria disse...

Que ótimas dicas! Adorei!

Tempos Modernos e Meu Tio me trazem muitas lembranças.

so sad disse...

nunca assiti o poderos chefão, nem vou mais,rs
laranja mecanica já assisti umas 5 vezes.
singing in the rain tambem consegui não assitir (é que nao gosto de musicais).

tem um selinho pra vc no blog.
beijo!

Lulu on the Sky® disse...

Ótimas dicas de cinema. Ainda não vi Poderoso Chefão, mas é um filme q a maioria dos homens ama.
Big Beijos

Dani disse...

Sou louca por Laranja mecânica!
Já ví 2 vezes.
Veria de novo.
beijos retrôs.
Faxina

Julis disse...

Adorei as indicações do Dilberto, de todos aí o meu preferido é Laranja Mecânica, clássico! E Alex Delarge é um dos melhores vilões do cinema!

Dilberto L. Rosa disse...

Aaaaaaaaaahhhhhhhh! Mas que injustiça, minha cara! Editaste minha lista dos 10 (tudo bem, eu que botei 10; você pediu só 5...) e mudaste a ordem... Fazer o quê, né? Só lamento que meus clássicos maiores, Amarcord, Cidadão Kane e Rio 40º, não apareceram... Agradeço o elogio da Julis, só discordando quanto ao fato de o Alex ser um "vilão": ele está mais para o melhor anti-herói do Cinema! Até porque ele tem uma redenção às avessas no final, mudando os próprios rumos do Estado e de suas intervenções na vida do cidadão! Valeu, Editora-Chefe: vou cobrar uma "parte 2" desta sua postagem cortada, hein?! Rs.

Ruby disse...

Xiiii, mil perdões Dilberto! Eu achei que não era ordem de preferência e escolhi 5 sem nem me tocar que estavam na ordem!

Dilberto L. Rosa disse...

Tudo bem, minha cara, sem problemas: já estou retirando a ação da Justiça, rs! Abração! E eu que agradeço a deferência pela lembrança e pelo convite!

Denise disse...

Nossa, A Laranja Mecânica lembra a minha infância! Muito bom :D
Bjsss

Rebeca Amaral disse...

Ótimas escolhas. Clássicos maravilhosos! Ainda tô te devendo a minha, né. KKK

A Flor do Sul - Perah Hadarom disse...

Boas as dicas. Eu já assisti o 3º e também recomendo.

Je vous embrace. Au revoir.