domingo, agosto 01, 2010

Que nome dar...


Coisa séria! Você gosta do seu nome?
O nome influencia no futuro da pessoa. Pode-se amar ou detestar o próprio nome. Deveria haver uma lei que garantisse a cada indivíduo ter um nome provisório, não acham? Depois de atingir a maioridade, ou deixava o nome ou escolhia um que lhe agradasse e lhe deixasse satisfeito.
Escolher um nome pro bebê é uma tarefa difícil para muitos pais e, não é à toa. De acordo com o estudo da Northwestern University, nos Estados Unidos, um nome pode ter um impacto profundo sobre a criança e repercutir muito na idade adulta. Os nomes das pessoas podem influenciar a forma como elas pensam em si mesmas e a forma como as pessoas pensam sobre elas. 
Dar ao  menino recém-nascido um nome que soe feminino pode significar problemas de comportamento na vida adulta. E os nomes originais e incomuns podem trazer dificuldades também, como mostrou o estudo realizado com três mil pais. Um em cada cinco pais lamenta o nome que escolheu para o seu filho. Na pesquisa, os relatos mostravam que muitos deles estavam angustiados sobre os nomes incomuns ou de grafia estranha que tinham escolhido. E mesmo aqueles que não lamentaram explicitamente a escolha do nome, admitiram haver nomes que preferiam ter escolhido.
A pesquisa mostrou também que há uma forte ligação entre gostar do nome e autoestima. Aqueles com alta autoestima geralmente gostam das letras que estão em seus nomes, especialmente a primeira letra, quando são submetidos a testes psicológicos de análise. Os cientistas disseram ainda que o nome pode ser um reflexo do estilo de vida dos pais. O pai que deseja que o filho se destaque socialmente e dá à criança um nome incomum, provavelmente terá um estilo parental que enfatiza a singularidade da criança, por exemplo. 
Na hora de escolher o nome do  bebê, você pode seguir alguns passos como observar o significado, ter cuidado com as homenagens, nomes que tem muito a ver com datas, cuidado. Nem sempre é bom inovar e ridículo mesmo é juntar sílabas com nomes de pai, mãe, avós, por exemplo, e formar um nome que mínimo vai soar estranho.
Lembrando que nomes também é questão de moda, atualmente os nomes mais comuns são: Júlia e Gabriel.
(dados da pesquisa a fonte é :UOL)

17 comentários:

A Flor do Sul - Perah Hadarom disse...

Não gosto do meu primeiro nome, que é americano. Prefiro o segundo e faço questão que me chamem por ele, ao invés do nome do Marlon Brando (que não sou fã, nem acho bonito, pelo menos em idade avançada, não sei como era antes).

Concordo que a escolha de um nome é muito importante, e lamento que no Brasil seja tão difícil mudar nomes de pessoas, mesmo que elas não se sintam bem com eles. Uma vez vi no Fantástico que (na Bahia) um pai colocou na filha o nome de Barrigudinha da Silva... gente, essa é de suicídio!

Em Israel, é fácil mudar o nome. As pessoas que emigram para Israel vêm do mundo todo, e normalmente 80% preferm mudar para um nome e sobrenome hebraico ou de sonoridade hebraica, quando já estão habituados ao novo país. Assim, um polonês chamado Tadeuz Zimmermann vira Dan Cohen, Golda Mayerson vira Meir, Zikra Abravanel vira Nurit Shimoni etc... se eu fosse lá ia me chamar Keshet. Este sobrenome tem tudo que ver comigo, significa arco-íris....

PS.: Marlon Ricardo Silva e Fernandes é como me chamo, se ainda não sabes.

E obrigado pela visita, é sempre um prazer saber o que pensas, e concordo contigo!

Ruby disse...

Marlon Brando quando jovem era um dos mais belos senão o mais belo do cinema. Pode ver no Youtube alguns videos de filmes com ele. Seu nome é bonito, apesar de não você não gostar de Marlon.
Vc tem razão, as leis aqui deveriam facilitar mais pras trocas de nomes que ridicularizam as pessoas, imagine, já trabalhei com um homem cujo nome era Simone, ah fala sério!!!

Mary disse...

amiga tempo que não passava por aqui, tempo q não acessava nem meu blog.. gostei muito da img de um dos posts passados teus, aquela q fala que tem horas q vc esquece q tem blog, eu ñ chego a esquecer, mas me atolo e acabo sem postar por muito tempo..

nomes, teve uma época em que desgostava muito do meu nome, mas hj em dia gosto mais, agradeço por meus pais ñ terem escolhido nenhum nome incomum ou tentarem homenagear alguém famoso.. já tive minha fase de pensar em nomes estranhos para meus futuros filhos, mas agora acho que qto mais normal melhor, menos possibilidades da pessoa sofrer no futuro.. já vi muitos nomes ruins, já tive alguns conhecidos com estes nomes e sei q a pessoa sofre com isso mesmo.. gostei do teu texto amiga..

bjos mil e ótima semana..

Rebeca Amaral disse...

eu não gosto muito do meu nome, não. tem uma sonoridade estranha.
RE-BE-CA. sentiu o perigo?
parece que quem fala está com nojo de alguma coisa.
mas não vou mudar, não.
tem cada pai que viaja na hora de escolher o nome, Deus do céu.
outro dia conheci uma Madinusa. vê se pode?
nesse caso a mudança é inteiramente compreensível.

beijos.

Ruby disse...

Noves fora essa sonoridade que vc fala, seu nome é lindo Rebeca, na minha opinião seus pais escolheram bem, mas questão de gosto é sério, ja vc não acha tanto, mais uma vez digo, nós deveríamos escolher depois de maiores.

Janaina disse...

Cada país tem um costume.Aqui no brasil eles aportuguesa certos nomes estrangeiros,enquanto que nos Estados Unidos colocam nomes de elementos da natureza como Leaf,Rainbow,Apple,e por ai vai...Beijos.

Denise disse...

Nossa, esse é um negócio complicado mesmo.. Eu sou a favor dos nomes simples, e de preferência nacionais (falando do Brasil, claro). Aliás, eu não entendo essa maluquice de gente que pega nome estrangeiro e 'aportuguesa'. Uma vez vi na TV uma reportagem sobre as enchentes no Nordeste, e o nome da guria era Kerolainy. Pelo amor viu..
[]s

Ruby disse...

Denise, já vi muitas com essa coisa ridícula de Kerolainy e Ketlyn e outras, mas é o fim mesmo!

Lady Murphy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lady Murphy disse...

Eu também não gostava muito do meu nome na adolescência, mas depois que passei a saber do seu significado (Marcia, é referente
à marcial, da guerra, ou seja, guerreira) e depois que passei a prezar a simplicidade de um nome, passei a gostar do meu.

Aliás, passei a prezar a simplicidade de um nome depois de muito ver Ketlyns, Karolaynes, Rílaris, Djulianas e outras tantas maluquices por aí.

As minhas filhas chamam-se Clara e Luna, aparentemente não muito extravagante. Mas vamos ver o que ELAS acharão depois de crescidas, né.

Bill Falcão disse...

Também acho que deviam nos dar um nome provisório, Ruby! Em algum momento da vida, a gente tirava a carteira de identidade já com o novo nome. E, se mudasse de opinião mais tarde, poderia trocar de novo, mantendo apenas o número da carteira, né?
Bjoo!!!

Ruby disse...

Bill, eu acho que deveríamos ecolher, mas uma só vez, se se arrepndesse, era fato consumado, troca-troca aí já é molecagem!

Lulu on the Sky® disse...

Não gosto do meu nome, apesar de ser o mesmo nome da minha avó, por isso sempre q eu conheço as pessoas e elas ficam próximas eu peço que me chame pelo apelido Lu ou Lulu.
Big Beijos

Luma Rosa disse...

O meu nome e sobrenome por serem pequenos, pensavam que estivesse abreviando, mas tudo se resolveu depois que casei.
Existem nomes absurdos e podemos admirar, mas vai saber porque os pais colocam? Eles sempre arrumam uma explicação!
Ruby, tenho uma sobrinha que se chama Rúbia e os amigos a chamam de Ruby :) Beijus,

Karen Kremes (Karkr Napon) disse...

Olá Ruby!
Obrigado pelo comentário, AMEI ;D

Acho a questão da escolha de nome bem importante, é óbvio que é bem desconfortável para uma pessoa ter um nome feio ou que remeta a algo ruim. Porém, não gostar do próprio nome só por causa de uma grafia difícil ou algum significado bobo acho muito dramático, esse lance que o nome define sua vida, personalidade é pura besteira. Nomes da moda e não inovar por medo do que outros acharão também considero coisas fúteis e sem sentido. Na escolha de um nome para o bebê é só os pais colocarem aquele que gostarem mais, de algum parente ou mesmo um desconhecido de nome bonito. No meu casom, escolheria nomes em homenagem aos meus artistas favoritos ^^

Flw e God bless!
xD

Doce Nostalgia disse...

Post nota 1000!

Escolhas são sempre importantes!!!

Beijos flor!!!

Doce Nostalgia disse...

Céus eu DETESTO MEU NOME!
rarararararara!