domingo, agosto 22, 2010

Concursos

Traz o espanador! A negligência é toda por causa do trabalho, quase não tem me sobrado tempo pra postar. Mas, aqui estamos:

Taí o que eu sempre falei: Concursos viram fonte de receita para governos.
Sonho de dez entre dez brasileiros que precisam trabalhar. Um emprego digno e seguro, bons e/ou  excelentes salários. Alguns até com regalias. Isso é oferecido quase que diariamente, mas conseguir um, eis a grande batalha. A gente se mata, faz cursinho, compra apostilas, enfim, pressão terrível! Mas vamos ao que interessa aqui no post:

Tem maneira mais fácil de  produzir muito dinheiro? Tesouro arrecada R$ 75 mi com concursos em 5 meses.
As ofertas não param de ser oferecidas, a cada dia se colocam mais e mais concursos.
As taxas de inscrição para concursos públicos viraram fonte de receita para União, Estados e municípios. De janeiro a maio deste ano, só o Tesouro Nacional recebeu R$ 75,6 milhões provenientes da cobrança das taxas.
A primeira exigência dos órgãos públicos ao abrir concursos é não ter despesa com os exames de seleção. Assim, a estimativa de gastos é jogada na taxa. Muitas vezes, o total de inscritos supera a previsão.
Aqui no meu estado abriu-se um concurso pra educação e imediatamente após as provas serem realizadas o governo anunciou contratação  (seletivo) pra preencher as mesmas vagas. Com assim? Imagine a confusão!
É daí que se percebe essa mamata. São tantos concursos que a gente acaba é desconfiando, porque na verdade as taxas de inscrição não são tão leves assim e isso traz uma bruta arrecadação aos cofres públicos, enfim, ganham governo, vendedores de apostilas e cursinhos. Passar, às vezes até que se consegue, agora ser chamado, é outra história. Mas a gente vai tentando, porque é brasileiro e não desiste nunca!

12 comentários:

evipensieri disse...

Oi Ruby.

Concordo totalmente com você. Sou funcionaria publica e após prestar o concurso, levei quase 04 anos para ser chamada.

Deveria ser proibida a contratação se existem pessoas concursadas aguardando na lista de espera.

Bjs.
Elvira

Lulu on the Sky® disse...

Ah Ruby, já prestei alguns e haja grana pra ficar prestando.
Big Beijos

karen disse...

Haja grana viu! mais sou brasileira e não desisto jejejeje já vou começar a estudar , como estava ocupada com os eventos nem deu pra tentar outros depois do q fiz ( fiscal do municipio ) mais ano q vem o negócio vai ser estressante jejejejeje

Janaina disse...

Rugby também acabei de passar um espanador lá no blog,já tirei as teias de aranha...Mas vamos ao que interessa.
Para prestar um concurso ,tem que ser num preparatório conceituado,com material didático de qualidade(pois tem umas apostilas que é só para gastar dinheiro á toa)e estudar,até passar.e mais:para ser logo convocado é melhor que tenha as primeiras colocações.
Beijos.

Luma Rosa disse...

Nossa, fiquei pasma com o comentário da Elvira! Quer dizer que você passa no concurso e espera 4 anos para ser chamada? Porque os concursos não são realizados de 4/4 anos então? Sim, parece-me uma excelente forma de uso do dinheiro alheio. Eles possuem um prazo de chamada, não expira o concurso?
Boa semana! Beijus,

Denise disse...

Éééé, é complicado, mas depois que somos chamados compensa acho.. ehehehe.. Um dia eu chego lá!
Bjs

Julis disse...

Concordo com a Lu, da-lhe grana pra ter... Adorei o lay

Ruby disse...

Obrigada Julis, eu mesma fiz.

Diários do Papai disse...

Respondendo à Luma, os prazos para chamamento de aprovados em concursos são de 2 anos, podendo ser prorrogáveis por mais 2 anos, prazo que expira com as chances de alguém que tanto lutou... E mais um concurso pode ser feito naquela mesma área e, o que é pior, com "cadastro de reserva": ótima desculpa para as irresponsabilidades com os concurseiros, que terão suas chances de serem chamados ainda menores...

Belo texto, parabéns! Mas não há melhor concurso que ser pai! por isso, confira meu espaço virtual:

www.osuperpai.blogspot.com

Walter Melo Filho disse...

Concurso público é complciado mesmo viu, se mata de estudar, passa e aí morre de esperar pra ser chamado, tenho uma amiga que até hoje espera ser chamada pra um concurso que passou em 2° lugar, dá pra crer? Mas boa sorte Ruby, quem procura uma hora acha.

Karen Kremes (Karkr Napon) disse...

Olá Ruby!
Muito obrigado pelo comentário, amei ;D

Post muito interessante e informativo sobre a realidade dos concursos do governo, mesmo assim esta é uma das melhores formas de se conseguir um bom emprego.

Flw e God bless!
xD

Rebeca Amaral disse...

ah, claro. falou bem, ser chamado é que é difícil! tenho uma lista enorme de pessoas que se matam pra passar num concurso, conseguem, largam o emprego e demoram séculos pra serem chamadas.
e o governo só comendo o dinheiro das inscrições... resultado que é bom a gente não vê, né?
às vezes esqueço que vivo no
Brasil.

pois é.

beijos, beijos!