segunda-feira, abril 19, 2010

Pérolas mirins

Não são apenas os estudantes que prestam o Exame Nacional de Curso (Enem) que soltam pérolas de suas redações por aí, a molecada também apronta das suas e se não prestar atenção, já se prepara pra fazer "bonito" no futuro exame.
Texto para leitura e responder questões propostas:

A partir da próxima semana, teremos uma sucessão de feriados que vão deixar a garotada com mais tempo para brincar. Vêm aí a semana santa, o Dia de Tiradentes e o Dia do Trabalhador. Para muita gente, feriado é sinônimo de descanso, de não ir à aula, de viajar e se divertir. O que muitas vezes passa despercebido é o verdadeiro significado desses dias de folga.[...]
CIVISMO – Já o feriado de 21 de abril, ou Dia de Tiradentes, lembra a morte do alferes Joaquim da Silva Xavier, considerado líder e mártir do movimento denominado Inconfidência Mineira. Nascido em 1746, em São João Del Rey (MG), ele ficou órfão muito cedo e foi criado por um padrinho dentista, que lhe ensinou o ofício. Seguiu também a carreira militar e se revoltou contra os altos impostos cobrados pela coroa portuguesa.[...]
Pergunta:
Que fato significativo ocorreu em 21 de abril para que o povo brasileiro tivesse seu dia lembrado num feriado?
Resposta:
A morte de Michael Jackson.

Como eles mesmos dizem:
Eu rachei de rir.
Pode parecer divertido, mas é terrível, porque ler é um hábito que poucas crianças querem praticar, preferem gastar horas em frente a TV, computador vídeo game, cultura vem em último, pais não incentivam, pois delegam suas responsabilidades totalmente à escola, não incentivam os filhos a ler.
Na hora de se fazer uma correção de prova ou atividade, acaba-se percebendo que a grande deficiência dos alunos é não ler, por preguiça, por dificuldades, devido uma base fraca adquirida no infantil, mas principalmente pela falta de interesse. Enquanto não houver uma parceria verdadeira entre família e escola, pais que cobrem,  façam sua parte em casa, não haverá melhoria na educação de uma criança que não recebe assistência e incentivo.

16 comentários:

Dani disse...

hahahahaha
Afff Michael jackson!
Hahahahaha
beijo Ruby e boa semana amiga!

Faxina

Lulu on the Sky® disse...

Putz Ruby, não sei se recebeu meu email com as pérolas do ENEM, vc morre de rir.
Big Beijos

Jens disse...

Pois é Ruby, a história recente, pela proximidade, interessa mais aos jovens. Cabe aos país e educadores tornar mais atraente o conhecimento da história oficial. Neste aspecto, recordo os livros do Peninha (Eduardo Bueno) sobre a História do Brasil). Vale a pena conhecer.

Beijo.

Rebeca Amaral disse...

Essa pérolas são fantásticas. Me acabo com elas. KKKKKKKKKK'
Teve um que escreveu "o cero mano..."
Tecla SAP: "o ser humano"

#comofaz

Letízia P. disse...

Lóóóóóógico, M.J., inesquecível cara!
As pessoas estão pensando que vão conseguir alguma coisa sem leitura...
E viva ao Rei do Pop!
Beijos

Denise disse...

huahuahuauhahua, MJ! ahuauhahua.. puuutz, essa foi tragicômica..
Infelizmente nossa educação tá uma coisa hein...
O problema é que os pais não incentivam seus filhos a ler, acham que só a escola tem que fazer isso.. Assim fica complicado. O papel da escola é ensinar sim, mas a família também tem sua parte na educação dos filhos..
Bjs

Karen Kremes (Karkr Napon) disse...

Olá Ruby!
Muito obrigado pelo comentário, amei ;D

HAHAHA rolei de rir com a pérola da criançada, essas loucuras sempre acontecem e não é só com criança, HEHEHE. Mas é como você disse, a gente acha engraçado, porém, é preocupante a pessoa responder com tal nível de ignorância. A leitura precisa, urgentemente, ser incentivada, mas com livros bons, que as crianças e pessoas gostem de ler, afinal, eu mesma só fui gostar de ler quando a professora nos deixou escolher um livro que gostássemos porque se fosse pelos nossos escritores brasileiros que somos obrigado a ler na escola... Até hoje eu odiaria livros.

Flw e Deus abençoe
Karen Kremes (Karkr Napon)
xD

Ana Maria disse...

Morro de rir com esse tipo de resposta, mas claro que a situação é triste. Crianças e adolescentes tão inteligentes e não são incentivados a pensar. Como disse o Thedy Correa outro dia via Twitter, nós estamos pagando caro pela falta de investimento em educação.

Dilberto L. Rosa disse...

Rá rá rá! Não seja ingênua, minha cara 'pin-up' e professora de plantão: não foi ignorância desse moleque, não, mas, sim, uma grande traquinagem, um deboche, uma farra desse fanfarrão-mirim! Mas precisamos nos unir todos, mesmo, se quisermos salvar esta pequena geração em formação... Abração e bom feriadão!

Mary disse...

aiga sumi por um tempo pq as loucuras estava presentes em minha vida todos os dias.. agora se tudo seguir como está finalmente terei paz, pelo menos mais paz do q tinha..

séries, adoro cold case tb, pena q o sbt vai interromper a transmissão, mas acho q the mentalist vai ser bom tb.. só espero q cold case volte depois.. o site em que baixo minhas séries é: http://up.tl/series/AaZ neste site vc tb pode encontrar filmes em AVI, ótima qualidade..

miga tô trabalhando numa biblioteca e vejo o desinteresse que certos alunos tem pela leitura.. pegam livros minúsculos e ainda reclamam.. uma pena..

bjos mil amiga e ótimo restinho de semana..

Nana disse...

Essa foi otima. Bjs e fik com Deus.

Paula disse...

Olha, Ruby, trabalhando com crianças eu já vi, ouvi e li cada coisa!
Bjos,
Paulinha

evipensieri disse...

Muito boa !!!

Bjs.
Elvira

Abdoul Hakime Goul Djounoubi عبد الحكيم گل جنوبی disse...

Sei que o tema parece engraçado, e que falas descontraidamente, mas a verdade é que o assunto é sério mesmo. Imagina se daqui há alguns séculos se perguntar para os jovens da Alemanha o que foi o Holocausto e eles mão souberem responder? Uma tragédia, não?!

Ah, sabes que te admiro muito, amiga, e que de longa data te tenho na minha lista de blogues, não sem razão. Estás de parabéns. Tem uma surpresinha para ti lá em meu cantinho. Espero que aceites, é com carinho que te a dou.

Bisous et au revoir.

Saúde e Estética disse...

Oi,

Bacana seu blog.
Que tal produtos que visam além da beleza, a saúde? O diferencial é que são fitoterápicos, feitos à base da copaíba. Temos produtos para saúde (rinite, sinusite e muito mais), cabelos, pele, unhas, perfumes e outros! Venha nos visitar:

www.saudeestetica10.blogspot.com

Bjos

Janaina disse...

Linda Ruby,erraram duas vezes:pelo Tiradentes e pelo aniversário de falecimento de Michael Jackson,dia 25 de junho de 2009.
Lembro-me que quando era criança tinha uma piada assim:"EM QUE MUSEU ESTÁ ACAMA ONDE TRIRADENTES MORREU"?
Ninguém sabia responder,virira a resposta:"EM MUSEU NENHUM,POIS TIRADENTES MOREU ENFORCADO".
Beijos.