sexta-feira, agosto 08, 2008

RECOMENDO




Escritores da liberdade (Freedom Writers, EUA, 2007).Passei esta semana pros meus alunos maiores. É um filme excelente. Que fala de lutas de, superação, discriminação e barreiras derrubadas. Apesar de ser com Hilary Swank, não carrega a fama de outros filmes estrelados por ela.
No papel de uma professora inexperiente e cheia de vontade de desenvolver seu ofício, Erin Gruwell se depara com uma sala de aula de menores infratores, delinqüentes e separados por serem além disso, latinos, negros e asiáticos, como se não bastasse a rejeição a princípio por parte desses garotos, ela ainda se vê diante da hostilização de uma secretária-coordenadora corroída pela inveja e falta de fé nesse meninos que faz de tudo pra frustrar seus planos. Ela não cruza os braços e nem desiste como querem seu marido e pai, mas consegue integrar os adolescentes fazendo deles pessoas que acreditam em si e vejam uma nova perspectiva de vida. O filme aborda ainda a perseguição nazista aos judeus e a obra o Diário de Anne Frank, com direito à presença da sra. que escondeu Anne antes de ser levada a Auschwitz.
Um filme que merece ser visto e aplaudido, grande lição de superação e mudança.

domingo, agosto 03, 2008

CINEMA EM CASA



Gosto de assistir fimes, não escondo minha preferências pelos clássicos da golden age hollywoodiana, mas não sou das cinéfilas que não perdem os lançamentos e estão sempre no cinema. Não tenho muito saco pra ir ao cinema. Espero pacientemente os filmes saírem em DVD e quando saem eu mesma faço a sessão na minha casa e hoje foi um desses dias. Olha a lista de hoje:

P.S. Eu te amo
O caçador de pipas
Elizabeth (the golden age)
A marca

Devo dizer que de todo acima, o caçador de pipas é o mais aplaudido na minha opinião. Belo, triste e engraçado (por causa das cenas do cinema) ao mesmo tempo.