terça-feira, abril 15, 2008

DICA DE FILME
Não amarás, título em português. Do polonês Krzysztof Kieslowski. Assisti pela Band há alguns anos e me apaixonei, dias depois fui à locadora peguei pra assistir de novo, coisa que fiz por várias vezes seguidas. Saiu em DVD e pretendo comprar. Deixo como dica, porque realmente vale a pena.
SINOPSE
Tom, um jovem que trabalha nos correios, espia de binóculos a bela e mais velha vizinha por quem é apaixonado, Magda. O enamorado começa a lhe enviar bilhetes e fazer telefonemas.
Toda a ação se passa num conjunto de apartamentos de classe média e as vidas dos 25 personagens se entrecruzam. A narrativa fica entre a crônica e a metafísica, mas basicamente é um drama existencial advindo do cotidiano, em que a avidez, o engano, o sexo, a mentira, a traição, o assassinato e o furto se fazem presentes. Por vezes, a moral da história é muito explícita, mas os personagens nunca são julgados, eles já vivem num inferno criado por si mesmos, por sua "liberdade de escolha". Kiewslowski apresenta uma maneira particular de filmar, sempre atento a detalhes - um copo que cai, um menino olhando uma pomba, um goteira no hospital - com uma extraordinária sensibilidade, que parece ser única entre seus contemporâneos. O trabalho dos atores é de uma enorme naturalidade, sem jamais cair nas armadilhas clichês do telefilme americano. Embora praticamente todas as histórias tenham um final surpreendente ou irônico, elas constituem antes de tudo um grande painel do comportamento humano. No contraponto ao que cinema norte-americano nos ensinou a ter certas expectativas, Kieslowski surpreende sempre - de forma tão extraordinária, tão pouco usual e infelizmente ainda quase desconhecida - que fica difícil escolher um preferido. Este filme singelo e delicado é das mais belas historias de amor do cinema.


Título original : Krotki Film o Milosci (Polônia, 1988)
Diretor: Krzysztof Kieslowski
Elenco: Olaf Lubaszenko,Grazyna Szapolowska.
Gênero: Romance
Duração: 82 min. Cor

PRESENTE
Recebi da minha amiga Caliana, super fã da deusa nórdica, como eu.
Super lindo e luxuoso.
Leitura demorada (em inglês, não traduzido ainda pro português), mas que vale a pena, já iniciei e, é maravilhoso. Valeu, Cali!!






Uma biografia autorizada pelos filhos. Charlotte Chandler, a autora, que foi amiga de Ingrid por vários anos e decidiu dividir com os fãs detalhes ainda desconhecidos, contém diálogos e conversações de Ingrid com amigos. Vale a pena ler, pra quem gosta e nunca cansa de admirar essa atriz que marcou uma época com sua beleza, talento e história indescritível.

Nenhum comentário: